segunda-feira, março 31, 2008

Estou a descobrir...

"Cada instante que passa é uma gota de vida que nunca mais volta a cair... aproveite cada gota para evoluir."

"... Ainda dá tempo de arrumar sua mala e seguir seu caminho rumo ao seu próprio destino. Se quiserem lhe acompanhar, ótimo. Se não, não lamente. Você é único e completo, rico e insubstituível e é capaz de preencher toda a sua vida por si só."
Pode-se ler o artigo todo em:
http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=11187&onde=2

4 comentários:

Anónimo disse...

"Você é único e completo..."
É importante não esquecer esta ideia: somos únicos e completos. Não podemos pedir aos outros que nos completem, que nos façam felizes, que nos dêem o que não temos. A felicidade está em nós. O que os outros podem ser para nós ou dar-nos é apenas um complemento, uma mais valia...

Anónimo disse...

hummmm não sei se concordo completamente com essa ideia.

Acho que devemos ser suficientemente autonomos e aceitarmo-nos completamente para que possamos SER, no entanto, os outros trazem sempre algo.

Anónimo disse...

Claro que trazem sempre algo! Ajudam-nos a crescer, a ganhar maturidade, a ter uma outra perspectiva da vida, a olhar a existência com outros olhos. Porém, a felicidade está em nós. Não nos outros. Se não somos capazes de ser felizes por nós, também não o seremos porque os outros nos dão "algo" ou são algo para nós. Há pessoas profundamente infelizes apesar de, aparentemente, terem tudo do outro. Essas pessoas nunca serão felizes se não encontrarem a felicidade dentro delas próprias... É responsabilizar demasiado o outro quando se diz: tens que me fazer feliz. Ninguém faz feliz ninguém. A pessoa é ou não alguém capaz de encontrar a felicidade por si. O outro será um belo complemento ( ou não! Se não o fôr, patins 43, 44, 45, o que fôr! Desde que se vá encher de moscas para outro lado, ou como dizem os meus adolescentes "Vai morrer longe!")

Anónimo disse...

A nossa felicidade vem de facto dentro de nos próprios ao contrário daquilo que muitas vezes se pensa.
Tudo depende de nós, da nossa força de vontade e no nosso querer.
Quem nunca esteve só confunde por vezes este conceito e atribui a sua felicidade à felicidade daquele com quem partilha a vida. Já ouvi varias vezes a frase "Sem ele/a não vivia, não era feliz". Mas claro que sim, cada um é autónomo e não depende de ninguém para ser feliz.
Infelizmente cada vez a associamos erradamente essa felicidade a algo exterior a nós, quer seja em outras pessoas, quer seja na matéria ou nos bens de consumo.
Em todo lado abundam conversas fúteis onde se fala do carro, da casa, das roupas, dos telemóveis topo de gama, da roupa de marca, etc, etc
A felicidade depende cada vez mais do consumo, do que Eu tenho, do que Eu comprei... é assim que o o ego é muitas vezes alimentado.
No entanto para mim os momentos que mais me marcaram não foram de todo a compra do carro ou da casa, mas sim, os momentos partilhados, as palavras ouvidas, os gestos de carinho, a atenção recebida, os sentimentos partilhados onde o que existe afinal não é mais que a partilha, a simplicidade e a verdade.