quinta-feira, março 08, 2007

8 de Março...

O que tem este dia de especial? Para mim nada, não fossem alguns homens queridos e generosos me darem os parabéns (que eu, com um sorriso, agradeço, ficando sempre com a estranha sensação de que não fiz nada para o merecer!) e este dia seria igual a tantos outros dias de Março, em que já estou cansada do Inverno gelado e chuvoso e o meu corpo e espírito anseiam a chegada da gloriosa Primavera...
Mas há uma razão para eu, mulher banalísima desta sociedade patriarcal, receber os parabéns dos meus adorados homens amigos e conhecidos! É que hoje é o Dia Internacional da Mulher! E, assim, todos os anos se repetem as mesmas informações e colocam-se as mesmas questões nos meios de comunicação social e no círculo de amigos. A mim, assalta-me sempre a insofismável e insondável pergunta: porquê um dia especial dedicado à mulher? Penso que a resposta é óbvia. Não somos uma minoria desprotegida, pelo contrário, estamos em número muito superior ao homem. Porém, a questão tem, obviamente, a ver com as desigualdades e injustiças sociais. As estatísticas estão feitas: o desemprego afecta mais as mulheres do que os homens; para tarefas iguais, as mulheres recebem salários inferiores; as empresas preferem homens, quando recrutam trabalhadores; no percurso profissional a mulher tem que provar até à exaustão a sua competência para ser levada a sério na carreira e acrescente-se ("last but not least") o espírito machista prevalecente na nossa sociedade de homens que ainda entendem ser dever exclusivo da mulher tratar da casa e dos filhos.
Assim , não precisamos de visitar ou receber reportagens escandalosas dos países muçulmanos, onde as mulheres são obrigadas a usar véu ou burka e não podem pedir o divórcio dos seus maridos (mesmo quando eles as maltratam ou têm amantes), para percebermos que o Dia Internacional da Mulher será ainda comemorado durante várias gerações... É que perante a lei temos direitos e deveres iguais, mas perante as mentalidades homens e mulheres são seres infinitamente diferentes...

2 comentários:

CC disse...

...(que eu, com um sorriso, agradeço, ficando sempre com a estranha sensação de que não fiz nada para o merecer!)

Irias entender se ninguém te desse os parabéns!

Irias entender que não é à “mulher” que dão os parabéns, mas sim e simplesmente a "ti"!

Mas se calhar não irás entender pois tenho a certeza que de uma forma ou de outra irás sempre ter esses parabéns, e enquanto isso acontecer decerto é porque algo terás de ter feito para o merecer!

Bjo

Unknown disse...

Há palavras que só podem vir mesmo de amigos com um coração tão grande e genroso como o teu!...