segunda-feira, setembro 17, 2007

O tempo das memórias



Perdemo-nos tantas vezes nas memórias daquilo que passou...

Revolvemos o espírito e procuramos razões para ter sido desta forma e não daquela...

Questionamos o que nos levou por certo atalho de bruma e escuridão e não por caminhos de céu claro e brisa suave...

Valerá a pena este diálogo com o passado que nos prostra e revolve o coração?
Talvez a verdadeira sabedoria esteja unicamente em não perguntar nada e aceitar que caminhamos numa direcção mais sábia e com mais significado. Aceitar que a nossa lenda pessoal tem que ser cumprida para que tudo possa fazer mais sentido, olhando em frente sem nos extenuarmos a analisar o que passou.
O presente é para viver na plenitude e o futuro foi um presente que nos foi oferecido para o escrevermos sempre como se fosse a primeira vez. Temos esta oportunidade garantida. Não mudaremos as memórias, mas é tempo de mudar o futuro das memórias que virão!...

4 comentários:

Alexandre disse...

A sabedoria e a beleza nas palavras espelham quem és.
Somos moldados pelo passado...
vivemos o presente...
Construimos o futuro...
Olhar em frente acumulando memórias que nos fazem sorrir!

Anónimo disse...

chiça que texto...repleto de significado.

Claudia disse...

Não, não vale a pena procurar a explicação. Até poderia ser fantástica essa descoberta e esse entendimento mas não me parece que seja possivel compreender como nos deixamos conduzir por caminhos tão tortuosos e ingratos quando o que trazemos dentro de nós são as cores do arco iris, a luz do sol e a alegria da vida!

CC disse...

“O que somos, é o resultado de todas as nossas opções do passado”!

Valerá a pena o diálogo com o passado? Eu acredito que sim, pois a vida é uma sequência de aventuras diárias! Aventura: pois todos os dias temos oportunidade de a mudar; diária: pois a aventura repete-se em cada dia que vivemos!

Se não aprendemos com o passado, como podemos aspirar a que o futuro seja diferente? Serão os dias de vivências tão desconexos que nos podemos dar ao luxo de desfazer o passado e começar hoje de novo? Sim, claro que sim, e é isso que devemos fazer sempre o nosso ímpeto urge pelo anseio de um novo começo! “Anseio de um novo começo”… serão assim tantas as vezes que desejamos recomeçar? Se a resposta é discordante, convêm então encontrar um padrão, um historial, a base de comportamentos que nos trouxe até o agora, até o hoje, pois se não o fizermos, onde iremos buscar os fundamentos para mudar os padrões das nossas memórias futuras?

“O bater de assas de uma borboleta gera tempestades”!

Esta foi uma forma simples que os cientistas encontraram para nos fazer entender que a meteorologia deste mundo não acontece por acaso! O movimento da água de todas as ondas que chegam até ti, começou com os ventos vindos do outro lado do mundo, são eles que dizem aos oceanos: segue! A calmaria das marés a que assistes sempre que contemplas esse mesmo mar em noites de lua cheia, só é possível porque lá em cima, muito acima das nuvens, bem acima do céu, está ela. Sim é a força da lua (conhecida como a sua força gravitacional) que diz aos oceanos: acalma-te, agora estou aqui contigo!

Sempre que navegares pela historia deste mundo, irás encontrar muitos navegantes que defendem que determinados períodos da historia devem ser erradicados da própria história, pois são tão negros que envergonham a essência humana, e não é esse o legado que desejam deixar para gerações futuras. Encontraras também os que defendem que tudo o que aconteceu deve ser transmitido tal como aconteceu, pois irá mostrar até que ponto o ser humano poderá chegar se não se acautelar, e, aspiram esses mesmos navegantes que isso sirva como alerta para que o mesmo erro não seja cometido!




De férias, um nobre cirurgião pára numa bomba, no meio de um deserto! Um mecânico de motas que lá trabalhava apercebeu-se de quem ele era, e aproveitando a ocasião dirigiu-se a ele e disse:

- Responda p.f. a esta minha pergunta: eu trabalho como mecânico de motos, desmonto todos os motores até à mais pequenina peça e depois volto a montar tudo de novo, e no fim tudo funciona! Você faz o mesmo, só que com pessoas, porque é que você ganha muito mais dinheiro do que eu?

Com um sorriso, o cirurgião deu esta breve resposta:

- Tente fazer isso com a moto a funcionar!



O ajuste entre o passado, o presente e o futuro, pode muito bem ser efectuado sob a perspectiva do mecânico de motos ou do cirurgião, depende unicamente do que cada um de nós decide o que quer fazer nesta vida! Independentemente da opção, existirá sempre pelo menos uma constante: será que…?