terça-feira, abril 29, 2008

Dúvida - 2




Parece que vou escrever um post sobre a dúvida!...



Viver a dúvida é tão natural como viver a alegria ou a tristeza. A dúvida é sempre um estado de alma doloroso, mas todos sabemos que quando a vivemos não estamos sozinhos. Muitos são os que a sentem, tal como nós, nalgum momento da vida, em relação a algo ou a alguém.

A questão é: como agir quando se têm dúvidas?

Quando há um crime, por exemplo, como se pode condenar se as dúvidas pairarem sobre as consciências? Deve-se deixar um criminoso impune e pronto a cometer outro crime se sair ileso, ou punir, condenando, apesar das dúvidas e de não haver certezas, correndo-se, assim, o risco de condenar um inocente?

Porque há tantas pessoas que parecem ter sempre a certeza de tudo e outras que nunca estão seguras de nada, que vivem na indecisão e dúvida constantes?

Será que a maturidade aumenta a nossa certeza e diminui a dúvida?... Quantos de nós, então, desejariam "crescer" mais depressa?...

3 comentários:

Anónimo disse...

As dúvidas surgem normalmente entre o acreditar e o não acreditar, entre a certeza ou a incerteza perante um determinado facto ou uma tomada de decisão.
Não acho que duvida seja sinónimo de falta de maturidade ou de falta de crescimento, ela é sim muitas vezes fruto das experiências menos boas pelas quais alguns de nos já passaram.
Experiências que nos marcam profundamente e que nos deixam para sempre num estado de duvida e de descrédito.
Duvidamos da verdade, da mentira, das pessoas, dos seus sentimentos e até por vezes de nos próprios…
Sente-se ainda hoje o peso do que afinal não passou de uma ilusão …
Resta esperar que a partir de todas as dúvidas, um dia, se consiga chegar as certezas!
Beijinhos

Claudia disse...

Para mim o mais importante é viver com serenidade... seja na dúvida ou na certeza!
Há mundos onde preciso de certezas para conseguir paz mas noutras coisas, mesmo em dúvida, consigo continuar a caminhar...
Como diz o poema do Oswalvo Montenegro "Que a minha vontade de ir embora se transforme na calma e paz que mereço". Procuro que as minhs dúvidas não me tirem a serenidade para disfrutar a vida... porque na maior parte das vezes corro demasiado!
Beijinhos e que linda peça aquela...

Alexandre disse...

Tenho sempre dúvidas acerca das minhas certezas... Nunca tenho certezas acerca das minhas dúvidas... Só tenho a certeza que tenho dúvidas...