domingo, junho 20, 2010

A promessa


Maria Rosa Amaro (03-03-1948 / 14-06-2010)

Hoje fui à tua missa do 7º dia.
Bem sabes que não gosto de missas, padres e igrejas.
Bem sabes que não acredito em Deus.
Bem sabes que só creio nos homens e nas suas capacidades de mover o mundo. De o fazer girar.
Tenho a certeza, que onde quer que estejas, os teus lindos olhos azuis não puderam deixar de sorrir, ao ver-me ali.
Sorrir alias, como sempre fizeram quando me viam. Um sorriso sincero, puro, doce, meigo e generoso. O sorriso de quem ama. O sorriso de uma mãe.
O teu sorriso! Indescritível, único e inigualável …
Sei que sabes que neste último mês mudei. Para melhor.
Que chorei em todo lado sem vergonha nem reservas, que me abracei, em busca de consolo a quem nem sequer conhecia.
Que sorri entre amigos, lavada muitas vezes em lágrimas. E também sabes que até pedi a Deus, a esse teu Deus em que acreditavas que me fizesse um milagre.
O milagre da vida. O milagre da salvação. O milagre que nunca chegou.
Sei que sabes que a dor nos muda, nos torna maiores, melhores e mais misericordiosos.
Connosco e com os demais.
Sei que sabes, melhor que ninguém que a vida, ao contrário do que eu supunha, não é um dado adquirido. Deve ser vivida na sua plenitude.
Confessaste ao pai que eu era a única pessoa a quem não conseguias dizer que ias partir.
Dizias que eu não aceitava. É verdade mãe. Não aceito!
Percebi, naquele dia em que me agarraste a mão que pretendias passar-me essa mensagem:
“Filha, desde pequena que sempre foste uma rapariga corajosa. E eu espero que tu nunca percas essa coragem.”
O meu coração estrangulado respondeu-te que sim.
E prometo continuar a sê-lo, mãe!
Por ti.
Por mim.
E por todos nós.


4 comentários:

António disse...

Mimi.
Já li dezenas de vezes o que o teu coração aqui escreveu....e dezenas de vezes me arrepio tal a intensidade das tuas palavras.
Devemos ficar mais descansados quando a lei da vida segue o percurso normal...acredita que uma mãe ver um filho partir é terrivelmente mais doloroso.

És linda, és forte, olha és mulher está tudo dito!
Beijo grande. Sabes que podes contar sempre comigo. Até já!

Anónimo disse...

querida Mimi,

Chorei ao ler as tuas palavras... Senti cada sílaba no meu coração... Consigo apenas vislumbrar a tua dor, pois sei que o que sentes é infinito. Sim, és corajosa e precisas de continuar a sê-lo, por ti, pelo Gonçalo, pela tua mãe, por todos... Bela promessa, uma promessa que sossegou o coração da tua mãe, certamente!

Um abraço apertado.
Um beijo com amizade.

Claudia disse...

Querida amiga,

Não consegui impedir as lágrimas ao ler o que acabas de escrever... essas tuas palavras em resposta à tua mãe foram de uma coragem que não se consegue medir. Ela está de certeza muito orgulhosa (uma vez mais) da filha que és!
Beijo apertado.

Beatriz disse...

Tenho um selinho para vocês no meu blog.
Beijinhos!