sexta-feira, dezembro 30, 2011

balanço

O que escrever no último post do ano?
Que mensagem profunda e sentida se pode enviar a todos os que nos seguem neste Acontece?
A Cláudia já sintetizou a mensagem no post anterior: Feliz 2012! Depois, enviou-me um email e pediu para escolher uma música bonita para colocar por aqui. Andei todo o dia a pensar no assunto e acabei por me render a uma evidência: o fim de ano é ou não uma altura para balanços? Não daqueles com números e contas (esses não são a minha matéria), mas dos outros que remetem para a matéria não palpável, nem visível. Falo dos balanços interiores, os que nos centram no essencial, na alma, na existência, no riso e nas lágrimas, na dor e na alegria mais primitiva. Foi esse balanço que acabei por fazer sem me dar conta, ao escrever estas palavras.
Lembrei-me do que ficou para trás neste ano que passou e do que me faz sorrir neste penúltimo dia do ano. E invariavelmente chego a um rosto, o do Edgar! E depois a vários outros rostos que tive comigo neste ano que passou e que ainda estão comigo hoje e que estarão comigo no próximo ano. E, em última análise, este é o meu desejo para o próximo ano: conservar estes rostos na minha vida, estas vidas junto de mim com saúde e amor. Conservar o que me foi dado nesta viagem e poder dizer o mesmo no final do próximo ano: estamos todos juntos e estamos bem!

Por norma e sempre que posso, faço o que a Cláudia me pede. Escolher uma música, foi o pedido hoje de manhã. E então, para completar tudo o que ficou dito acima, falta uma peça.
Descubram-na na canção que escolhi, em jeito também de balanço!


Sem comentários: