quinta-feira, março 08, 2012

flores hoje





Algumas mulheres receberam flores hoje, mas vivem os dias quase todos com espinhos, com apertos no coração, com sapatos demasiado apertados, com vidas muito mais pesadas do que deveriam aguentar, com mágoas, preocupações e medos que não se esquecem por muitas flores que recebam.
Hoje é o Dia da Mulher...
Quando era mais nova, lembro-me bem, não gostava deste dia, desta espécie de discriminação. Achava que estes dias especiais só existiam para os que eram diferentes ou inferiores. Hoje vejo este dia de um modo diverso. Hoje sei que ainda existem muitas mulheres em Portugal que recebem menos por trabalho igual, em muitas fábricas e empresas. Hoje conheço mulheres que trabalham fora de casa como os seus companheiros, mas quando chegam a casa continuam a ter todo o trabalho doméstico só para si, enquanto os seus parceiros se sentam a ver televisão, a descansar, ou a conviver com os amigos no café. Hoje conheço mulheres que são heroínas no dia-a-dia: trabalham em casa, fora de casa, criam os filhos e nem precisam de marido! 
Todas as noites trabalho com outras mulheres que dão aulas como eu até às 22h, depois de um dia inteiro de aulas e de outras tarefas. Somos seis. Duas estão grávidas. Olho para as suas barrigas corajosas com admiração. Ambas vão ter o segundo filho. À noite, o Instituto enche-se de crianças e jovens (e alguns adultos) - os alunos - e as mulheres que lá trabalham também são únicas. Une-as a luta diária, o empenho, o profissionalismo, a entreajuda e um destino comum: o de mães, professoras, filhas, amigas e mulheres especiais!
O Dia da Mulher parece fazer sentido para mim, porque não vivo numa sociedade onde as mulheres são açoitadas pelos maridos, pais ou irmãos por andarem sozinhas na rua, ou quererem ter uma profissão, ou desejarem estudar, ou manifestarem o desejo de conduzir um automóvel. Esses privilégios estão vedados às mulheres dos países islâmicos ainda hoje e parece que a Humanidade parou na idade das trevas. 
Sim, este dia é um dia para lembrar que ainda há muito caminho a percorrer até encontrar a luz e a igualdade efectiva. 
E só por hoje, algumas mulheres receberam flores.

Sem comentários: