domingo, julho 13, 2008

Quatro desejos


“Só queria realizar quatro desejos: tirar sempre boas notas, saúde para a minha família, viajar no tempo e dar a volta ao mundo.”
São onze anos cheios de leituras e muita imaginação a falar! Um pequeno grande homenzinho com muitos sonhos para concretizar! É o sonho que fala por ele, mas também a curiosidade, uma curiosidade inata pelo desconhecido que lhe preenche os dias e a busca de novos conhecimentos.
Penso que entendo os quatro desejos.
“Tirar sempre boas notas” é importante, porque a mãe fala das notas e do sucesso escolar a toda a hora… Só o excelente interessa, só o melhor é que terá sucesso. São frases ditas vezes sem conta para responsabilizar, para criar ambição, para incutir objectivos de futuro.
“Saúde para a minha família” é outro aspecto essencial. Sem a família e aqueles que amamos, de que vale o sucesso, a excelência?... Ele sabe que o amor, o carinho no coração são o alimento da existência.
Depois vem a curiosidade. “Viajar no tempo”, visitar a vida de outros séculos, conhecer o passado. É curioso que não o atrai o futuro, não se interessa pelo que virá, mas antes pelo como foi. Esta atracção pelo passado tem a ver com os seus interesses artísticos. Aprecia a história da moda, a evolução do vestuário, o estilo de vida ao longo da história. Tem um certo gosto barroco pela arte complicada, fantasiosa, rebuscada… Gosta do vestuário elaborado e admira o rei-sol – Luís XIV- pela sua excentricidade.
“Dar a volta ao mundo”, porque viajar é ler no concreto, nos objectos, nas pessoas, nas paisagens a sabedoria do mundo, do planeta, do universo. Surge, então, a curiosidade, a vontade de conhecer o exótico, o antigo, o diferente, as civilizações, a paisagem natural, a beleza humana, a miséria humana, os monumentos e obras do passado e do presente… Viajar significa crescer, aprender e ficar mais rico.
E com onze anos apenas, são já tantos os sonhos e anseios que enchem um coração de menino!...

2 comentários:

Claudia disse...

Há uma musica ou outra que destaco para me fazer sonhar. Sonhar com o que nunca tive e com o que nunca conheci - lugares, cheiros, culturas e pessoas. Mas basta-me ouvir uma dessas músicas para me encher de sonhos e força e fazer novo algo que me conduza a um lugar mais perto dessa concertização.
Sonha meu pequenino... com muita força e assim seremos mais no caminho para o lugar dos sonhos!!

Anónimo disse...

Considero-me muito sonhadora, sonho muitas vezes a dormir, acordada e nos mais diversos lugares…É através desses sonhos que viajo por caminhos imaginários e coloridos, cheios de flores, que encarno algumas personagens e cruzo-me com outras tantas verdadeiramente encantadoras.
Nessas pequenas viagens alimento-me de uma energia positiva e apaziguadora! Quando “acordo”, as vezes assusto-me ! :o))
E como diria o António Gedeão na sua tão conhecida pedra filosofal:
“Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos de uma criança.”
Beijinho e bons sonhos !