sábado, outubro 17, 2009

Amanhecer de girassóis


imagem retirada daqui: olhares.aeiou.pt/campo__de_girassois_foto2051...

É possível que tudo tenha a ver com o tempo. “O tempo é o meu maior inimigo.”, disse ele. “Combato-o como posso.” Ela percebeu que também ela procurava combater o tempo ao não dizer que o tempo acabara, que, afinal, aquele não era o tempo de dar a água do seu sorriso àquele que lhe ficara com o coração.
“O teu olhar, a luz do teu olhar entrou no sepulcro dentro de mim e abriu o meu refúgio à corda do relógio da vida. Foi o teu olhar matinal que encantou de novo o som dos pássaros a rasgar os céus de Setembro. Eles voam à procura de um sol que não está cá. Tu não podes ir, mas a luz do teu olhar chegará lá, bem longe, onde alguém sentirá que este amanhecer de girassóis será eterno em ti. Em mim não. Eu já não tenho tempo. Sempre foi o meu maior inimigo. Combato-o como posso. Hoje foi com o teu sorriso, ontem com a energia do teu olhar. Sabes que procurei esse olhar toda a noite?... E ao mesmo tempo fugia dele… E na lama do meu íntimo, nas sombras de mim eu sabia porquê… Sabia que eras de alguém. Sabia que para teres essa luz a soltar-se de ti tão fulgurante, era porque pertencia a alguém e não a ti. Não a mim também, bem sei. Porque eu apenas procuro combater o tempo, como posso. Já to tinha dito antes. Mas até isso preciso de repetir. Para entender melhor. Para chegar até ti, às franjas da tua alegria e conseguir sorrir… Contigo.”
Ela percebeu de novo que o tempo acabara dentro de si. Já não sorria. Ele não percebia nada. Não podia dar mais tempo àquele que, tão longe, lhe segurava o coração com a mão, a pendurava na lua e lhe mostrava as estrelas, dizendo-lhe: “São belas, não são? Mas não são nossas… O nosso tempo acabou. Como aqueles girassóis têm de acabar, sempre que o sol se senta a descansar nas encostas da noite.”
Ela olhou-o, deteve os seus olhos nos dele e sorriu-lhe.
“Sim, querido, o tempo é o nosso maior inimigo. Por isso, a vida é já!”

6 comentários:

Beatriz disse...

Adorei!!!
Os girassóis são as minhas flores preferidas!:)
Beijinhos!

Claudia disse...

A vida é já e Agora. Não somos imortais e tempo esgota-se.
Fica a alegria de saber prolongar na nossa memória esses momentos que o tempo termina ou que alguém deixa terminar.
Beijinho

Mimi disse...

“Sempre foi o meu maior inimigo.”
Grande verdade … esse tempo que foge quando queremos que fique, e que fica quando queremos que ele fuja.

Beijinhos,

Anónimo disse...

Saber que o Tempo é o nosso maior inimigo demonstra que sabemos Viver o que Sentimos e Sentimos o que Vivemos. E quando temos a Coragem de dizer Já porque nos escondemos da emoção que nao sendo Agora pode a Descoberta de uma audácia em forma de uvas ou sei lá de uma pergunta:Curso?

Anónimo disse...

Diz o rei de olhar exuberante: estou aqui nao porque tenha a obrigação de estar mas porque prefiro estae aqui vendo o olhar de luar prateado da Rainha que procura no Tempo tempo para sorrir.

Anónimo disse...

As maiores palavras de amor disseram-se no silencio desse olhar....