Aqui tudo pode acontecer... mas são essencialmente as nossas viagens pelo mundo das ideias e das experiencias que aqui podemos partilhar...
quinta-feira, dezembro 31, 2009
terça-feira, dezembro 29, 2009
O meu melhor presente
Este ano tive uma surpresa muito agradável na minha noite de natal !
Um pequeno envelope com uma mensagem de alguém muito especial...
"Sexta-Feira 25-12-2009
Mãe gosto de ti, tu és a pessoa mais amorosa, és tão amorosa que te dei este presente e és a Mãe que mais adoro.
Eu gosto de ti porque tu das-me miminhos.
Mãe FELIZ NATAL
Assinado: Gonçalo P."
terça-feira, dezembro 22, 2009
quinta-feira, dezembro 17, 2009
momento
A vida é feita de entregas alucinadas, de pedaços de céu reflectidos num olhar suspenso, num momento de delírio…
A vida não é maré baixa nem viver é apenas um estado líquido e inerte…
A vida é um sorriso, um abraço que transcende o tempo, que se eleva ao infinito da alma, que não tem palavras, porque as palavras sobram, quando queremos explicar…
A vida é o momento e as memórias dele em vinil e fita de cinema !...
quarta-feira, dezembro 16, 2009
August Rush... ainda e sempre...
Na última aula do período, por tradição, não dou matéria e, por tradição, os alunos vêem um filme. Este ano repeti o feito e, nas turmas novas, passei o filme "August Rush" (as turmas dos mais velhos já o viram comigo no ano passado:)). Chamei a atenção para a importãncia da música em todo o filme, para o som da natureza, para os sentimentos que saem da música, dos olhares, das palavras... O filme começou e a reação é sempre idêntica: as vozes calam-se, os olhares fixam-se no ecrã, os sorrisos abrem-se...
Adoraram o filme! Uma aluna escreveu a seguinte frase no msn: "August Rush: do melhor!"
E assim é, de facto! Um filme belo e envolvente! Perfeito para esta época!
Esta é a minha música favorita, cantada por Jonathan Rhys Meyers (suspiro :)) e que lembra que é algures bem dentro de nós que tudo acontece! Este é o som do coração!
"'Cause if you hadn't found me I would have found you..."
segunda-feira, dezembro 14, 2009
Você tem Inteligência Espiritual?
A Dra. Dana afirma que as pessoas com QS (inteligência espiritual) são facilmente reconhecidas porque:
1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo.
2. São estimuladas por valores; são idealistas.
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade.
4. São holísticas.
5. Celebram a adversidade.
6. Têm independência.
7. Questionam sempre.
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto muito amplo.
9. Têm espontaneidade.
10. TÊM COMPAIXÃO!
Quantos destes itens você possui?
quinta-feira, dezembro 10, 2009
Uma tarde na Terra dos Sonhos
Das primeiras coisas fantásticas que fizeste (além de sobreviver àqueles primeiros dias conturbados e incertos) foi folhear um pequeno livro de histórias para bebés. E é sobre isso que hoje vou escrever.
Como é crescer a ouvir e a contar histórias de encantar? O que acontece na tua imaginação quando escutas todas estas histórias? São fadas, príncipes e castelos, piratas e tesouros, Winnie e o pote de mel, Peter Pan e a fada Sininho. Mundos encantados e cheios de seres que nem sonhava que existiam. Todos os dias escutas pelo menos uma história, seja ela nova ou repetida porque gostas muito daquela e queres que a leia de novo.
Passeamos pela Terra dos Sonhos e eu não consigo dizer quem é que se deixou envolver mais por aquele espaço de magia: tu ou eu? Na casa da Branca de Neve e os Sete Anões dei comigo a ler o nome dos anões (nunca os soube todos) escritos nas respectivas cabeceiras das mini camas e a tentar descobri-los pela atitude enquanto tu apenas os querias cumprimentar e passar à próxima casinha com mais personagens dos livros das histórias infantis.
Foi muito curioso ver na casa dos três porquinhos a representação do lobo a tentar, em vão, deitar a casa de tijolo abaixo. No final todas as crianças ficavam a ver o lobo a fugir e quando o descobriram no meio das árvores todas elas se despediam do lobo e diziam: “Não fiques triste, xau, até logo lobo”.
E a casa da Alice que não tinha Alice e ninguém te fazia acreditar que ela estava do outro lado do espelho? Aproximaste-te do espelho e muito admirado disseste: ”Não está nada. Ali sou eu!”
Foi uma tarde em cheio. A magia e os sonhos andavam de mãos dadas connosco o tempo todo.
O que é que acontece com as pessoas que se esquecem de sonhar?
sábado, dezembro 05, 2009
Este Sábado tão nosso
Gifs Animados
“Onde vamos hoje, mãe?”
Hoje não tiramos os pijamas, hoje ficamos em casa, no quentinho das coisas nossas, a ver um filme juntos, a estudar, a ler, a sentir o conforto da presença um do outro. Hoje fazemos as nossas torradas, tu comes os teus Chocapic e eu os meus cereais integrais, hoje comemos a nossa sopa, hoje ao lanche tu pedes mais pão com aquela marmelada tão boa que a Dª Emília fez e queres para jantar uma sanduíche de atum com maionese (“Só um pouquinho, vá lá, mãe…”) porque hoje é Sábado, (“Não faças jantar”). (“Está bem, mas a sopa tem de ser…”) E tu aceitas e deves pensar que a tua mãe é uma chata, mas gostas dela na mesma, porque não pudeste escolher outra e mesmo que pudesses não o farias, porque esta é a que te foi destinada para toda a eternidade e gostas dela assim e não sabes porquê.
E eu sinto-te a andar pela casa e vejo-te já tão crescido e imagino-te com mais seis anos e longe de mim e eu aqui, num Sábado parecido com este sem o teu cheiro de menino tão meu, de filho a crescer tão depressa, de amor pequenino e grande como daqui até ao sol, até ao infinito. Neste Sábado tão nosso, vou parar o relógio das nossas vidas, porque sei que nesta e noutras vidas estivemos e estaremos sempre ligados, tu e eu filho meu, assim juntos para sempre e desde sempre, unidos numa eterna saudade até do que ainda não foi, até do que já passamos e não queremos repetir… Cresceste tão depressa…
Este Sábado é nosso, por isso, vamos lá comer a nossa sopa que cheira a aconchego e a mãe, porque faz lembrar quando apenas com dois anitos me dizias “Cheiras a mãe!” quando eu estava em casa e me abraçavas com mais força, porque esse dia não era dia de trabalho e eu tinha tempo para cozinhar e brincar contigo…
Este Sábado é nosso!