quinta-feira, dezembro 31, 2009

2010!

Novo ano e nova década iniciam-se...
Fazem-se balanços e tomam-se decisões...
Decidam ser felizes!
UM FELIZ 2010!

terça-feira, dezembro 29, 2009

O meu melhor presente



Este ano tive uma surpresa muito agradável na minha noite de natal !
Um pequeno envelope com uma mensagem de alguém muito especial...

"Sexta-Feira 25-12-2009
Mãe Querida

Mãe gosto de ti, tu és a pessoa mais amorosa, és tão amorosa que te dei este presente e és a Mãe que mais adoro.
Eu gosto de ti porque tu das-me miminhos.

Mãe FELIZ NATAL

Assinado: Gonçalo P."

terça-feira, dezembro 22, 2009

Merry Christmas!

Try JibJab Sendables® eCards today!


Um Natal doce no coração e na mesa de todos vós!

quinta-feira, dezembro 17, 2009

momento



A vida é feita de entregas alucinadas, de pedaços de céu reflectidos num olhar suspenso, num momento de delírio…
A vida não é maré baixa nem viver é apenas um estado líquido e inerte…
A vida é um sorriso, um abraço que transcende o tempo, que se eleva ao infinito da alma, que não tem palavras, porque as palavras sobram, quando queremos explicar…
A vida é o momento e as memórias dele em vinil e fita de cinema !...

quarta-feira, dezembro 16, 2009

August Rush... ainda e sempre...





Na última aula do período, por tradição, não dou matéria e, por tradição, os alunos vêem um filme. Este ano repeti o feito e, nas turmas novas, passei o filme "August Rush" (as turmas dos mais velhos já o viram comigo no ano passado:)). Chamei a atenção para a importãncia da música em todo o filme, para o som da natureza, para os sentimentos que saem da música, dos olhares, das palavras... O filme começou e a reação é sempre idêntica: as vozes calam-se, os olhares fixam-se no ecrã, os sorrisos abrem-se...
Adoraram o filme! Uma aluna escreveu a seguinte frase no msn: "August Rush: do melhor!"
E assim é, de facto! Um filme belo e envolvente! Perfeito para esta época!
Esta é a minha música favorita, cantada por Jonathan Rhys Meyers (suspiro :)) e que lembra que é algures bem dentro de nós que tudo acontece! Este é o som do coração!


"'Cause if you hadn't found me I would have found you..."

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Você tem Inteligência Espiritual?

Você tem Inteligência Espiritual?
A Dra. Dana afirma que as pessoas com QS (inteligência espiritual) são facilmente reconhecidas porque:
1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo.
2. São estimuladas por valores; são idealistas.
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade.
4. São holísticas.
5. Celebram a adversidade.
6. Têm independência.
7. Questionam sempre.
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto muito amplo.
9. Têm espontaneidade.
10. TÊM COMPAIXÃO!
Quantos destes itens você possui?

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Uma tarde na Terra dos Sonhos


Nunca conheci tantos seres mágicos e histórias encantadas como desde que nasceste.


Das primeiras coisas fantásticas que fizeste (além de sobreviver àqueles primeiros dias conturbados e incertos) foi folhear um pequeno livro de histórias para bebés. E é sobre isso que hoje vou escrever.

Como é crescer a ouvir e a contar histórias de encantar? O que acontece na tua imaginação quando escutas todas estas histórias? São fadas, príncipes e castelos, piratas e tesouros, Winnie e o pote de mel, Peter Pan e a fada Sininho. Mundos encantados e cheios de seres que nem sonhava que existiam. Todos os dias escutas pelo menos uma história, seja ela nova ou repetida porque gostas muito daquela e queres que a leia de novo.

Passeamos pela Terra dos Sonhos e eu não consigo dizer quem é que se deixou envolver mais por aquele espaço de magia: tu ou eu? Na casa da Branca de Neve e os Sete Anões dei comigo a ler o nome dos anões (nunca os soube todos) escritos nas respectivas cabeceiras das mini camas e a tentar descobri-los pela atitude enquanto tu apenas os querias cumprimentar e passar à próxima casinha com mais personagens dos livros das histórias infantis.

Foi muito curioso ver na casa dos três porquinhos a representação do lobo a tentar, em vão, deitar a casa de tijolo abaixo. No final todas as crianças ficavam a ver o lobo a fugir e quando o descobriram no meio das árvores todas elas se despediam do lobo e diziam: “Não fiques triste, xau, até logo lobo”.

E a casa da Alice que não tinha Alice e ninguém te fazia acreditar que ela estava do outro lado do espelho? Aproximaste-te do espelho e muito admirado disseste: ”Não está nada. Ali sou eu!”

Foi uma tarde em cheio. A magia e os sonhos andavam de mãos dadas connosco o tempo todo.

O que é que acontece com as pessoas que se esquecem de sonhar?

sábado, dezembro 05, 2009

Este Sábado tão nosso


Gifs Animados

Temporal, alerta amarelo para a maior parte dos distritos a norte, chuva nas janelas e vento forte, mau tempo lá fora e o frio a sentir-se em todo o lado…
“Onde vamos hoje, mãe?”
Hoje não tiramos os pijamas, hoje ficamos em casa, no quentinho das coisas nossas, a ver um filme juntos, a estudar, a ler, a sentir o conforto da presença um do outro. Hoje fazemos as nossas torradas, tu comes os teus Chocapic e eu os meus cereais integrais, hoje comemos a nossa sopa, hoje ao lanche tu pedes mais pão com aquela marmelada tão boa que a Dª Emília fez e queres para jantar uma sanduíche de atum com maionese (“Só um pouquinho, vá lá, mãe…”) porque hoje é Sábado, (“Não faças jantar”). (“Está bem, mas a sopa tem de ser…”) E tu aceitas e deves pensar que a tua mãe é uma chata, mas gostas dela na mesma, porque não pudeste escolher outra e mesmo que pudesses não o farias, porque esta é a que te foi destinada para toda a eternidade e gostas dela assim e não sabes porquê.
E eu sinto-te a andar pela casa e vejo-te já tão crescido e imagino-te com mais seis anos e longe de mim e eu aqui, num Sábado parecido com este sem o teu cheiro de menino tão meu, de filho a crescer tão depressa, de amor pequenino e grande como daqui até ao sol, até ao infinito. Neste Sábado tão nosso, vou parar o relógio das nossas vidas, porque sei que nesta e noutras vidas estivemos e estaremos sempre ligados, tu e eu filho meu, assim juntos para sempre e desde sempre, unidos numa eterna saudade até do que ainda não foi, até do que já passamos e não queremos repetir… Cresceste tão depressa…
Este Sábado é nosso, por isso, vamos lá comer a nossa sopa que cheira a aconchego e a mãe, porque faz lembrar quando apenas com dois anitos me dizias “Cheiras a mãe!” quando eu estava em casa e me abraçavas com mais força, porque esse dia não era dia de trabalho e eu tinha tempo para cozinhar e brincar contigo…
Este Sábado é nosso!

A cor da amizade, em tempo natalício


Dançavam todos ao som da música revivida de memórias e sentimentos antigos, música sempre eterna das décadas douradas de 70 e 80. Claro que estamos a envelhecer, claro que tudo acontece a passos largos, claro que gostamos desses sons longíquos que pintam as nossas lembranças de emoções de outrora trazidas para o presente por emocionados gritos e palavras de contentamento. "Esta é tão gira!", "Lembras-te desta?"... E em uníssono cantam-se os refrões e as letras, ensaiam-se coreografias, imitam-se gestos e dão-se abraços, muitos abraços!

O homem dançava dentro de um fato que lhe sobrava no corpo, deixando-se levar pelos sons que ele, nitidamente, parecia sentir bem dentro de si. Dançava, levantando os braços e as pernas exageradamente, dançava com alegria em gestos largos como se esvoaçasse e o seu magro corpo, curvado para a frente, parecia não ser controlado por ele. Era difícil não reparar nele... Dançava com um enorme sorriso no rosto, como se aquela música familiar lhe trouxesse ao pensamento a alegria inconsciente da juventude.

E o grupo dançava alegremente, cada um ao seu ritmo, cada um com o seu jeito peculiar e único, todos juntos após um fraterno jantar de Natal...

E é com cores destas que se pintam momentos de amizade e alegria! Outros jantares virão, outros natais também, outros amigos se farão, outras pessoas sairão e entrarão para as nossas vidas, por isso sabemos que estamos vivos, em mais um Natal, já tão próximo (de novo)!