quinta-feira, dezembro 10, 2009

Uma tarde na Terra dos Sonhos


Nunca conheci tantos seres mágicos e histórias encantadas como desde que nasceste.


Das primeiras coisas fantásticas que fizeste (além de sobreviver àqueles primeiros dias conturbados e incertos) foi folhear um pequeno livro de histórias para bebés. E é sobre isso que hoje vou escrever.

Como é crescer a ouvir e a contar histórias de encantar? O que acontece na tua imaginação quando escutas todas estas histórias? São fadas, príncipes e castelos, piratas e tesouros, Winnie e o pote de mel, Peter Pan e a fada Sininho. Mundos encantados e cheios de seres que nem sonhava que existiam. Todos os dias escutas pelo menos uma história, seja ela nova ou repetida porque gostas muito daquela e queres que a leia de novo.

Passeamos pela Terra dos Sonhos e eu não consigo dizer quem é que se deixou envolver mais por aquele espaço de magia: tu ou eu? Na casa da Branca de Neve e os Sete Anões dei comigo a ler o nome dos anões (nunca os soube todos) escritos nas respectivas cabeceiras das mini camas e a tentar descobri-los pela atitude enquanto tu apenas os querias cumprimentar e passar à próxima casinha com mais personagens dos livros das histórias infantis.

Foi muito curioso ver na casa dos três porquinhos a representação do lobo a tentar, em vão, deitar a casa de tijolo abaixo. No final todas as crianças ficavam a ver o lobo a fugir e quando o descobriram no meio das árvores todas elas se despediam do lobo e diziam: “Não fiques triste, xau, até logo lobo”.

E a casa da Alice que não tinha Alice e ninguém te fazia acreditar que ela estava do outro lado do espelho? Aproximaste-te do espelho e muito admirado disseste: ”Não está nada. Ali sou eu!”

Foi uma tarde em cheio. A magia e os sonhos andavam de mãos dadas connosco o tempo todo.

O que é que acontece com as pessoas que se esquecem de sonhar?

4 comentários:

Anónimo disse...

O Afonso é o menino com mais energia que eu conheço, para enorme desgate da sua mamã que, desde que ele nasceu, passa os seus dias a correr atrás dele, sempre que saem à rua!
Porém, tem uma enorme concentração quando algum assunto lhe interessa! Ouvir estórias, ver um concerto, uma peça de teatro requerem atenção e ei-lo todo concentrado quando a situação o exige!

O meu sobrinho Afonso é o sobrinho mais lindo do mundo, obviamente! E quando o olhamos sentimos que os milagres existem e que estão reflectidos na cor dos seus olhos!

Os sonhos, esses acompanham-nos sempre! Sobretudo as mães que sonham os sonhos dos filhos e os sonhos delas se misturam com os deles numa combinação perfeita de magia e coração!

beijinho para o Príncipe Afonso, que tem nome de Rei!

António disse...

O sonho comanda a vida! Quem deixa de sonhar....
Os sonhos nutrem-se, potenciam-se assim com visitas a terras de sonhos!!! Materializam-se mesmo para nós quanto mais para eles...
Acredito que lhe proporcionaste uma viagem maravilhosa nessa noite.
Obrigado mamã!
beijinho grande

Mimi disse...

Que divertida que deve ter sido essa vossa tarde ! :o)))

Como diz o Gedeão, “Cada vez que o homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida nas mãos de uma criança”

Beijinhos,

Claudia disse...

Há quem diga que foi o Afonso que desapertou o parafuso da bancada que dias depois caiu.
Garato-vos que ele faz muitas traquinices mas que essa não foi feito dele!
Agora que ele não queria entrar naquela tenda não queria. Tinha as suas razões. E boas razões!