quinta-feira, março 19, 2009

Pai

Lembro muitas vezes o amor que a minha mãe sempre demonstrou nas palavras quando falava do seu pai... Perdeu-o aos sete anos. Diz que foi, talvez, o único amor verdadeiro e intenso que recebeu em criança. Recorda os dias em que se sentava ao seu colo a comer a sopa, em que passeava com ele pelas ruas da aldeia nas noites quentes de Verão...

Ninguém escolhe um Pai. Deixamos essa tarefa entregue à nossa mãe! O Pai é imperfeito. O Pai é humano. Mas é importante ter um Pai e saber onde ele está. Perdoar faz parte de ser filho. Não esquecer os defeitos também se perdoa ao filho! Reconhecer as qualidades é libertador e aproxima os corações.


O meu Pai não é perfeito e falhou em muitas coisas essenciais. Mas lembro-me que ele brincava comigo, lembro-me de esperar que chegasse, sentada no cimo das escadas ao fim do dia e gritar "O pai vem aí!" e atirar-me para os seus braços (a medo), do cimo das escadas e ele dizia "Atira-te" e eu atirava-me, porque confiava na sua força, porque a seguir ele fazia-me dar uma cambalhota e segurava-me de novo e eu tinha a minha brincadeira ganha. Às vezes dizia "Tenho uma coisa. Procura!". E os meus olhos brilhavam, porque não tínhamos nada, ou tínhamos muito pouco e eu procurava nos bolsos dele, no casaco, nas calças e lá encontrava uns rebuçados, uma guloseima, um brinquedo que ele tinha encontrado e que nos trazia...


O resto... A vida acontece e só em adultos procuramos entender e perdoar...


PARABÉNS A TODOS OS PAIS que veneram no seu coração esta sublime missão encantada de amar um filho mais do que a eles próprios!... São Pais verdadeiros, Pais eternos... São Pais assim que fazem falta!...



2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom este teu post... intenso, aliás característica a que ja nós habituaste :o))

Cresci sempre com a imagem de que o meu pai era um herói. Era o meu herói! Com o passar dos anos percebi que o meu herói tinha defeitos,mas que ao contrário do que eu achava no meu imaginário de criança, todos os heróis os tinham !

Adorava andar ao colo dele e confesso-vos, aqui que ninguém nos ouve, que só deixei de ir para o colo dele tinha 12 anos ! Foi na altura em que os meus pais abriram um café e eu já sentia alguma vergonha :o)

Sempre disponível para as nossas brincadeiras, e apesar de ser bastante rígido teve sempre muita paciência connosco.

Ainda hoje se me acontecer uma "tragédia" é a primeira pessoa a quem ligo :o))

Parabéns a todos os pais, mas no dia do pai, parabéns ao Melhor pai do Mundo, que é o meu !:o))

Beijinhos

Claudia disse...

Só damos conta do valor do que temos quando perdemos...é assim vezes de mais. Só quando nos distanciamos dos momentos é nos apercebemos como eles foram importantes para nós.
Dedico estas linhas à memória das coisas boas que vivi com o meu pai em especial no tempo da minha infância. Apercebo-me que afinal com ele aprendi muita coisa e estou grata por isso.