quinta-feira, agosto 13, 2009

A alegria do Ser


"Se não gastar todas as suas horas de vigília em insatisfação, preocupação, ansiedade, depressão, desespero ou a ser consumido por outros estados negativos; se for capaz de apreciar coisas simples como ouvir o som da chuva ou do vento; se conseguir apreciar a beleza das nuvens a atravessar o céu ou o facto de estar por vezes sozinho sem se sentir só nem precisar de um estímulo mental ou de entretenimento; se der por si a tratar um desconhecido com gentileza sentida sem desejar nada em troca... isso significa que se abriu um espaço, por mais pequeno que seja, naquela que de outra forma seria uma corrente de pensamento incessante na mente humana. Quando isto acontece, verifica-se uma sensação de bem-estar, de paz vívida, mesmo que subtil. A intensidade varia desde uma sensação quase imperceptível de contentamento até àquilo que os antigos sábios indianos chamavam ananda - a alegria do Ser."
Eckhart Tolle, in Um Novo Mundo




2 comentários:

Mimi disse...

Eu sou daquelas que peca por excesso de ansiedade e por vezes preocupação….

Tenho uma daquelas cabecinhas que pensa em demasia. :o)))

Lá vou conseguindo aos poucos contrariar esta tendência! Mas sabes como é, quem “Nasce torto tarde ou nunca se endireita” :o)))))

Felizmente tenho a sorte de se terem cruzado algumas almas no meu caminho e sei que quando estou perto delas sou aquilo “que sábios indianos chamavam ananda - a alegria do Ser”

Beijinhos !

Trickster Soul disse...

Este Eckhart é um brincalhão... vejo aqui alguma inconsistência, mas também percebo que por vezes seja difícil explicar como alimentar o ser sem envolver o ego.
Brincalhão! Não vale baralhar as nossas cabecinhas já de si tão confusas. :)