terça-feira, agosto 04, 2009

Equilíbrio e harmonia - precisam-se.

imagem retirada de lulubeka.blogspot.com/2008/08/paz-interior.html

"(...)Presentemente o equilíbrio e a harmonia são negligenciados, e no entanto representam as bases da sabedoria. Tudo é feito em excesso. As pessoas têm peso a mais porque comem demasiado. Os atletas negligenciam aspectos de si mesmos e dos outros porque estão sempre a testar os seus limites. As pessoas parecem extraordinariamente mesquinhas. Bebem demasiado, fumam demasiado, divertem-se demasiado (ou muito pouco), falam demasiado e sem nexo, preocupam-se demasiado. Existem demasiados pensamentos do tipo preto ou branco. Tudo ou nada. Não é isto que encontramos na natureza. Na natureza existe o equilíbrio. Os animais destroem em pequenas quantidades. Os sistemas ecológicos não são eliminados em massa. As plantas são consumidas para voltarem a crescer. As fontes de sustento são esgotadas para voltarem a ser restabelecidas. A flor é apreciada, o fruto comido, a raíz preservada.
A humanidade não aprendeu o equilíbrio e muito menos o praticou. É guiada pela ganância e pela ambição, orientada pelo medo. Deste modo acabará por caminhar para a destruição. Mas a natureza há-de sobreviver; pelo menos as plantas.
A felicidade tem de facto as suas raízes na simplicidade. A tendência para excessos em pensamentos e acções reduz a felicidade. Os excessos obscurecem os valores básicos. As pessoas religiosas dizem-nos que a felicidade vem do facto de termos o coração cheio de amor, de fé e de esperança, de praticarmos a caridade e sermos bondosos para com os outros. E têm razão. A partir destas atitudes é natural que sejam subsequentes o equilíbrio e a harmonia. (...)"

Dr. Brian Weiss, in Muitas Vidas Muitos Mestres (faltava a referência bibliográfica!)

2 comentários:

Beatriz disse...

Realmente todos precisamos de equlíbrio e harmonia!
Beijinhos grandes!:)

Trickster Soul disse...

Desta vez vou comentar em Português para não pensarem que me estou a armar... LOL
Peço desde já desculpa pelo tamanho do comentário, mas tem que ser!
Em primeiro lugar aconselho a leitura de "Muitas Vidas Muitos Mestres" do Dr. Brian Weiss de onde é retirado este excerto.
Em segundo lugar acho que, neste caso, o Dr. Brian Weiss "andou" muito rápido. Fala de 3 assuntos, todos eles demasiado importantes para serem compilados "apenas" numa dúzia de frases.

O primeiro tema tem a ver com o facto de que estamos cada vez mais reféns dos nossos pensamentos, da nossa mente e aos poucos a matar o pouco que resta da nossa consciência. Sobre este tema recomendo a leitura de "O Poder do Agora" de Eckhart Tolle. Quando percebermos o poder da Śūnyatā, ou seja, do vazio, é que vamos poder atingir a verdadeira sabedoria e deixar de lado as "porcarias" que nos entram pelo olhos dentro de uma forma cada vez mais regular. É este lixo que nos leva ao estado actual. Cada vez mais energumes.

Depois vem a questão do equilíbrio homem/natureza. Sobre este assunto recomendo por esta ordem obrigatoriamente a leitura do livro "Ismael" de Daniel Quinn e vejam o filme "Instinct" de Jon Turteltaub de 1999 com o Sir. Anthony Hopkins e Cuba Gooding Jr. Tanto no livro (em profundidade) como no filme (superficialmente) é debatida a questão deste equilíbrio. Amei no livro a explicação para a história de Caim e Abel. Fabuloso.

Por fim temos a questão da religião. Tema esse bastante polémico e sobre o qual não gostaria de me alongar. Apenas dizer que a mesma camisa não serve a toda o mundo. A religião (ou ausência dela) devia ser vista do mesmo modo. O que é bom para mim não terá que ser bom forçosamente para o meu vizinho. Se ele precisa de ser encaminhado espiritualmente por um padre eu já estou uns passos à frente... digo eu! ;) E fico por aqui à espera de mais posts como este!