segunda-feira, julho 04, 2011

mais humor puro e tiradas filosóficas aos 14...


Enquanto saboreava um delicioso croissant e revirava os olhos, deliciado, reflectiu:
"Antes, quando comia, eu ligava apenas ao sabor das coisas, agora, com aqueles programas de televisão `durinhos´, eu aprendi a apreciar a textura também!" (Referia-se aos programas de culinária muito na moda, do género "Master Chef".)

Num dia de muita alegria e excitação:
"Estou tão contente que sinto até as minhas glândulas supra-renais a segregar adrenalina."

A propósito de um membro da família que tem umas orelhas pequeninas:
"Ele não tem orelhas. Tem orifícios auditivos!"

Ao jantar, num belo dia em que estava muito enfastiado por estar de férias e não ter nada para fazer, filosofava assim sobre a escola actual:
" 80% das pessoas são intelectualmente inúteis. (Quando ele disse isto colei à cadeira... Peguei, então, na caneta e no papel, pois já sabia que vinha dali algo atormentado e profundo. Ele riu-se e continuou.) A culpa do mundo estar mal não é desses 80%. A culpa é dos inteligentes. O mundo está mal, porque querem tornar os inúteis inteligentes, isto é, dar-lhes as mesmas oportunidades ou forçá-los a ter as mesmas oportunidades. A ideologia de esquerda é um pouco isto. (Compreendo que esta frase, para muitos, possa chocar. Mas são palavras dele.) As pessoas devem ter as mesmas oportunidades: se conseguirem ter sucesso, conseguiram, se não conseguiram, faz-se TUDO para que consigam. Até os que não querem são obrigados a conseguir, pois se não se tornarem "intelectuais" não valem nada na sociedade. Têm que estar certificados. Mas eles valem, só que não os valorizam. São fisicamente úteis, mas intelectualmente inúteis. Temos aqui dois problemas: 1. eles não querem, mas têm de se tornar "intelectuais" para valerem alguma coisa; 2. mesmo os que não conseguem, são obrigados a conseguir, porque a sociedade não os valoriza de outra forma." (Quando ele começou a enumerar, lembrou-me o Paulo Portas! lolol)

Parece que este miúdo percebe mais de "eduquês" que a maioria dos Ministros da Educação até hoje. E, sem saber (ou até sabendo) resumiu a política do sucesso forjado na educação que foi um cavalo de batalha do anterior governo... E, enquanto mastigava o seu peixe grelhado, foi falando outras coisas de igual forma dignas de registo, mas a minha capacidade para reproduzir não conseguiu acompanhar ou superar a sua capacidade de se exprimir.


3 comentários:

Mimi disse...

O Edgar é um rapaz com uma inteligência e com uma sensibilidade fora do comum... Sem dúvida!

É um privilégio privar dessa excelente companhia !!

Um grande beijinho ao Edgar e a sua mãe babada :o))

Claudia disse...

Gostava mesmo que o que as palavras dele fosse escutadas por muito mais gente. São clarissimas!
Excelente, miudo! Fico por aqui a assitir até onde chegarás.

Beijinho

Anónimo disse...

Estes ministros da educação passaram por tantas coisas boas e foram parar a um barraquinho educativo...

esta do barriquinho já está fez sucesso na zona do ave!!!

esta da adrenalina tem o seu potencial :))

É muito à frente para a idade!!

cpts,
rp