terça-feira, julho 07, 2009

As férias de Verão - 1

O Henrique é um garoto simpático! O sorriso abre-se logo em duas filas de dentes brancos assim que lhe digo “Bom dia”. É um miúdo bonito e tímido. Sempre a sorrir, fala muito pouco. Veio com o pai, o Sr. Henrique, colocar uns roupeiros cá em casa. Julho, férias de Verão, sábado às 8h da manhã, em ponto, chega com o pai que vai fazer “este biscate” para ganhar mais algum para além do horário da fábrica. “O Henrique vem sempre comigo! É o meu ajudante!”, diz o Sr. Henrique com um sorriso babado! O nome comum deve ser um sinal... De cumplicidade, de compreensão, de amor mútuo...
Tem cerca de onze anos e é já um homenzinho. Chega o material, segura as tábuas, varre o chão, cumpre as ordens que o pai lhe vai dando, sem reclamar, sempre atento, para não falhar. Quando pára de fazer alguma coisa, brinca com as tábuas, vai à varanda, olha os carros a passarem e deve imaginar as brincadeiras que podia estar a fazer se não estivesse ali, a ajudar o pai. Talvez a jogar à bola com os amigos, na rua…
Disse-me que vai ser médico quando for grande. E certamente vai sê-lo! É um aluno exemplar, teve 5 a todas as disciplinas no sexto ano! Adora futebol e joga na equipa da terra! E tem de ajudar o pai. Mesmo que seja um dia inteiro, mesmo que seja a um sábado, num dia de férias de Verão…
Porque a vida não é fácil e é de pequenino que se aprende…

3 comentários:

Beatriz disse...

Está lindo, como sempre!!
Beijinhos grandes!

Claudia disse...

Ainda meninos que um dia serão grandes homens! Esta é uma forma muito boa de se aprender a valorizar as coisas...

Mimi disse...

Com 11 anos os meus pais abriram um café, e os meus dias começaram a ser passados em grande parte atrás do balcão. Digamos que me tornei uma mini taberneira :o))
Mas nem sempre a mesma “receita“ aplicada em dois doentes diferentes têm o mesmo efeito… Existem pessoas, na minha opinião que nasceram inaptas. Continuam incapazes de se desenvencilhar, independentemente da educação que receberam dos pais e dos exemplos de força e de trabalho que receberam.


Beijinhos,