quarta-feira, julho 15, 2009

As férias de Verão - 2

O que andamos a ler...

O teenager:
" Quarta-feira, 14 de Janeiro
Fiz-me sócio da biblioteca. Trouxe Os Cuidados com a Pele, A Origem das Espécies e um livro de uma autora que a minha mãe não pára de gabar. Chama-se Orgulho e Preconceito, por uma mulher chamada Jane Austen. Posso garantir que a bibliotecária estava impressionada. Talvez seja uma intelectual como eu. Não olhou para a minha borbulha, portanto já deve estar a desaparecer. Já não era sem tempo!
O Sr. Lucas estava na cozinha quando cheguei, a beber café com a minha mãe. A cozinha estava cheia de fumo. Eles estavam às gargalhadas, mas quando cheguei calaram-se.
A mulher do Sr. Lucas estava lá fora a limpar o colector. Estava com ar de mal disposta. Acho que o Sr. e a Srª. Lucas têm um casamento infeliz. Pobre Sr. Lucas!
Nenhum dos professores da escola reparou que sou um intelectual. Vão-se arrepender quando eu for famoso. Há uma miúda nova na nossa turma. Está sentada ao meu lado em Geografia. É fixe. Chama-se Pandora, mas gosta que lhe chamem 'Caixa'. Não me perguntem porquê. Sou capaz de me apaixonar por ela. Já está na altura de me apaixonar, afinal de contas tenho 13 anos e 3/4." --------------in O Diário Secreto de Adrian Mole aos 13 anos e 3/4, Sue Townsend
A mãe do teenager:
" à procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr através desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre. Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer. Porque a minha força é imortal." -------------------------in Cemitério de Pianos, José Luís Peixoto

5 comentários:

Claudia disse...

Arrepiei-me... com ambos os textos!
Em ambos cheguei a pensar que estava a ler algo mesmo de cada um de vocês!!

Marianinha disse...

Qd acabei de ler o primeiro texto pensei que era algo que o teenager tinha mesmo dito! Pq na verdade ele é um verdadeiro intelectual, e qd li "uma autora que a minha mãe não pára de gabar (...) chamada Jane Austen" pensei "estava mesmo a imaginar a teacher a ler e a gostar :)
José Luís Peixoto é sem dúvida muito bom :)


beijinho enorme, *

Marianinha disse...

Qd acabei de ler o primeiro texto pensei que era algo que o teenager tinha mesmo dito! Pq na verdade ele é um verdadeiro intelectual, e qd li "uma autora que a minha mãe não pára de gabar (...) chamada Jane Austen" pensei "estava mesmo a imaginar a teacher a ler e a gostar :)
José Luís Peixoto é sem dúvida muito bom :)


beijinho enorme, *

Mimi disse...

Ontem enquanto estava a trabalhar li estes 2 textos e pensei, amanhã com mais calma comento.
Nem sequer reparei que eram escritos por outras pessoas, pensei que tinha sido a Filipa a escrever sobre ela e sobre o Edgar…
Estão muito bons e são sem dúvida um excelente retrato vosso!

Beijinhos grandes

Beatriz disse...

Gostei muito!
Beijinhos!!:)