sábado, maio 24, 2008

Oficialmente a envelhecer...

foto de Graça Loureiro - internet

É certo que envelhecemos desde o dia em que nascemos. Mas quando é que envelhecer começa a ser algo oficial? Será quando surgem os primeiros cabelos brancos? Será que é quando os ossos começam a doer, adivinhando mudança de tempo? Será quando as linhas do rostos se tornam mais fundas e a pele vai perdendo firmeza? Será quando já não conseguimos correr como dantes atrás de uma criança sem perder o fôlego? Será quando olhamos os jovens à nossa volta e dizemos "No meu tempo não era nada disto..."? Será quando vemos uma mini-saia e dizemos "Isto não é para a minha idade..."
Eu não sei, mas parece-me que é quase tudo isto à mistura, uma coisa de cada vez, claro, mas todos os dias é uma coisa... A cintura alargou, o peito está menos firme, os olhos estão mais fundos, as rugas mais marcadas... Diabo, só a celulite não desapareceu!
Talvez esteja a atravessar uma petite crise pré-aniversário, para estar a pensar nestas coisas...
Raios partam os aniversários: só existem para nos lembrar que os anos estão sempre a passar e que a frescura da idade se está a transformar na sabedoria da maturidade! Vamos chamar-lhe antes maturidade, para tornar as coisas menos difíceis!...


imagem retirada da internet, autor desconhecido

4 comentários:

Alexandre disse...

Não sou por natureza saudosista, talvez por não ter vivido momentos profundamente marcados pela felicidade... Vejo a vida como ciclos que se renovam em desafios. "Que saudades de ser criança", "que saudades da escola"... Viver agarrado ao passado é algo que não faz muito sentido para mim. Gosto mais de viver agora, desejando o que vou viver amanhã... Lembram-se daquele nervoso miudinho e as insónias da noite anterior às visitas de estudo? (Afinal ainda existem memórias agradáveis). São momentos fantásticos que podem ser vividos hoje de forma diferente, tal como na voz de uma criança com as bochechas vermelhas a contar a experiência de um dia de sol a curtir "Mundo Secreto" e a gozar com o modo como os professores dançam, ou numa caminhada de profissionais da educação pela serra do Alvão em que o dia deu sentido à ansiedade da noite anterior sob a forma de um belo fato de treino azul bebé no corpo de um menina de 33 anos... Desde esses tempos que me arrebatou o olhar, que a beleza e a jovialidade me faz estremecer ao encontro de cada curva que traçam as linhas do teu corpo. O que mais adorei quando vivemos a três era que saías sempre linda pela manhã e durante o dia de trabalho ansiava em cada segundo o regresso a casa para te ver... Sempre bela! O ponto alto do meu dia.
Continuas a fazer parar o meu olhar... É delicioso olhar para ti!

Anónimo disse...

apenas reconheço o envelhecer do espirito...
não me parece ser o caso!

e depois reconheço o bem envelhecer...aquele que não permite já estar de outra forma que não seja bem, que não seja feliz.

Claudia disse...

Hummm... c'um caraças... até eu fiquei a olhar-me ao espelho com as tuas descrições.
É verdade que as marcas no corpo físico são essas que apresentas mas por agora ainda continua a gostar cada vez mais do ano seguinte que do anterior e por isso ainda fico contente por me ter mais um anito de cada vez.
Há algo na minha alma que está cada vez melhor e que em cada ano que passa me trás mais alegria e felicidade por estar a caminho... do fim da juventude mas também a caminho do inicio do que será saber viver!
Beijo do tamanho do mundo e tens que saber que para mim estás cada dia que passa mais bela!!

Anónimo disse...

Filipa,
Um grande beijinho de PARABÉNS!
Que tenhas um dia muito feliz ;o)