quarta-feira, maio 14, 2008

Uma aula de Etiqueta !



A minha profissão tem-me proporcionado ao longo dos tempos diversas aprendizagens.
Desse crescimento e dessas mesmas aprendizagens diria que a de maior relevância é de facto o contacto com pessoas.
Diversos projectos, varias áreas funcionais, vários clientes em diferentes pontos da cidade, com inúmeras pessoas.
Gosto desta profissão e desta dinâmica!
Trabalhando na área de informática como consultora, esta capacidade de mutação e de adaptação a novos ambientes é imperativa.
Com o passar do tempo fui ganhando ou refinando determinadas características, e hoje, posso afirmar que ao fim de pouco tempo de inserção num novo ambiente é-me fácil radiografar os outros e traçar de uma forma precisa as vicissitudes de cada um.
Gosto de passar de uma forma discreta, e assim sendo, aprendi a concentrar-me no que há de mais importante, dando menos ênfase as particularidades que menos me agradam.
Ao longo destes anos tenho feito verdadeiras amizades, guardo saudades e lembranças de alguns desses projectos...
Mas tenho de confessar que pela primeira vez estou a atravessar uma crise e na maior parte dos dias sinto-me como se estivesse num Big Brother.
Não por me sentir observada ou vigiada, mas sim, pelo facto de ser obrigada a conviver e partilhar o meu tempo com quem não tenho a menor afinidade.
Passo a explicar...
Nas horas do café, do almoço ou lanche deparo-me com conversas que eu chamaria de surreais e fúteis, tal é a distancia da orbita em que situam.
Deixo-vos com algumas partes dessas fantásticas conversas, na esperança que ao menos por ai alguém se consiga divertir:

- Despede-se a empregada doméstica porque ela não lava o chão de joelhos,
- Compram-se toalhas de plástico a 60 euros o metro quadrado,
- Metem-se os filhos em colégios onde eles são servidos ao almoço com um empregado de fato e gravata, com toalhinha de pano no braço,
- Não se comem camarões com as mãos porque isso é um nojo,
- Repreende-se quem diz "casa de banho das mulheres" porque o que é mesmo chique e de bem é dizer "casa de banho das senhoras",
- Casa de 300 mil euros é uma verdadeira pechincha,
- As mãos devem ser arranjadas pelo menos duas vezes por semana,
- Não se consegue comer peixe com talheres de carne,
- Laranja só é comestível se for descascada e cortada as rodelas, por causa do cheiro nas mãos,
- Se alguém espirra não se deve dizer saúde (não me perguntem porquê porque nesta fase eu já tinha desligado),
- Cães em casa só com Pedrigree ...rafeiros não dá,
- Uma menina só pode usar biquini a partir dos 8 anos, antes disso, só fato de banho,
- Não de deve limpar a cara em tolhas que não sejam brancas.

Bem, um dia ainda vou escrever um livro e fazer concorrência a Bobone com tanta etiqueta. Enquanto este dia não chegar, vou tentando passar o que apreendo aqui diariamente, que como podem verificar, é de uma importância absolutamente vital!
Se por ventura me encontrarem um dia destes a almoçar sozinha não estranhem.
É que há dias em que me falta a paciência para estas aulas de etiqueta...

6 comentários:

Anónimo disse...

É nessas situações que nos apetece chamar a nossa nave para nos levar de volta ao nosso planeta de origem. :o)

P.S.: eu já tenho 32 e ainda nunca usei biquini.

Beijinho.

Anónimo disse...

Ainda bem meu amor, porque isso sim era um motivo de grande preocupação :o)))))

Anónimo disse...

Estou preocupada...ando a limpar a cara a toalhas cor de rosa! Estava crente que era de bom tom combina-las com os tons da casa de banho...que falha!!!
:)))) Mimi gostei imeeeennnsooo!!!

Anónimo disse...

A mimi parece estar alocada em projecto na casa do Castelo Branco ou ave rara do género.

Anónimo disse...

Pois eu, que sou chiquérrima, fui a um spa um dia destes num hotel igualmente chiquérrimo e deram-me toalhas laranja e violeta! Vou-lhes dizer da próxima vez que lá fôr que isso não é chique! Tudo branco se faz favor, senão não volta cá mais! Que canseira, que maçada...

Mimi, há que ter pachorra para certas coisas! Olhando ao longe essas aves raras, até nos podemos divertir um pouquito! Eu disse, ao longe, não confraternizar! Para isso já não sei se haverá paciência!
Beijinhos

P.S. O spa foi um presente que me ofereceram e que eu adorei! Por mim faria todas as semanas,ou todos os meses, mas não sou tão chique assim e a minha carteira também não! :)

Alexandre disse...

"... da próxima vez que lá for..." Estas mensagens subliminares das mulheres :)...
Que gente pobre (espírito), nem têm criadagem para descascar a laranja e servir na boquinha... Estou horrores de estupefacto.

PS: Eu já tenho 29 e nunca tinha ouvido um homem com 33 a dizer que nunca usou biquini... Que tuto!