terça-feira, abril 28, 2009

Avenida da Liberdade



Recordo-me de ser garota e de passar na Avenida da Liberdade no carro do meu pai.
Repetia várias vezes a mesma história, sempre que por ali passávamos.
De que aquela avenida tinha sido mandada construir pelo Marquês de Pombal, que segundo ele, era um homem pragmático, com visão, um lutador, e que já naquele tempo tinha mandado construir uma avenida com aquela largura toda.
E era verdade, eu sentia-me pequena naquela grande avenida cheia de árvores dos dois lados. E cheia de carros e cheia de semáforos e cheia de gente e cheia de movimento!
Como eu gostava de ficar ali na janela do carro a observar aquilo tudo!
Embora as minhas paisagens de eleição sejam sempre junto ao mar, aquela avenida sempre exerceu em mim uma espécie de fascínio, que nem eu consigo explicar muito bem.
Uma das minhas excentricidades, se me saísse o euromilhões, seria a de comprar uma casa na Avenida da Liberdade. Quem sabe um dia!
Enquanto não sai, vou-me limitando a passar por lá de quando em vez e a respirar aquele ar, que embora poluído, me enche os pulmões.

7 comentários:

pérola disse...

Olá!
Eu sempre sonhei ter uma casa à beira-mar, daquelas em que uma pessoa abre a janela e respira o ar da maresia. Lá está, quem sabe um dia...
Devo dizer que já tenho saudades de ir a Lisboa, é daquelas cidades que tem sempre uma luz especial.
Beijinhos

Marianinha disse...

Todos temos lugares assim, hoje cheguei à conclusão do meu, um lugar no Aeroporto Sá Carneiro :)*

um beijinho *

mimi disse...

Pérola,

A casa a beira mar é a minha excentricidade Nº 1, o apartamento com 6 assoalhadas na Avenida pode ficar para Nº 2 :o)))

Beijinhos,

Claudia disse...

Muito curioso o teu post... estava a adormecer o meu tesouro e o meu pensamento foi até um lugar assim. Tal e qual como descreves! Ainda não tinha visto o post... como é possível esta sintonia?
Só encontro uma explicação: nós já nos conhecemos desde outras vidas e não há dúvidas disso!
Beijinhos

Anónimo disse...

O meu lugar de sonho é, como o teu, à beira mar. Não é bem um sonho, é mais um projecto futuro que ambiciono concretizar, nem que seja só quando fôr velhinha! Abrir a janela e ver o mar em frente... E sentar-me a escrever,inspirada pelo azul celeste que entra por mim dentro!...

Beijinhos :)

Jeany disse...

Bem...quando somos pequenas nosso olhar é tão diferente, não?

A nossa casa era E.N.O.R.M.E!!! E as coisas belas e familiares...o mundo era menor e melhor, rs!

Se puder me dê uma visitada: http://complexavidasimples.blogspot.com/

Beijao

Anónimo disse...

A minha casa de sonho é aquela junto ao mar...se possível no areal, mas aquela que tem muita luz, um ambiente descontraído com um jardim onde amigos e amigas se cruzam de caipinrinha na mão ao som de musica animada!

Aliás acho que a minha casa de sonhos ganha mais forma pelo modo como gostaría de a ver cheia de amigos, cheia de festa, cheia de convívios tardios e conversas animadas do que pela localização ou nr de assoalhadas.