terça-feira, abril 07, 2009

Umas águas furtadas junto ao rio Sena! Em Paris...





Num post mais abaixo, a Cláudia refere Paris como uma cidade de sonhos... E eu não poderia estar mais de acordo!
Dei por mim a sonhar nas margens do rio Sena num passeio de barco à noite. Do "bateau mouche"viam-se as margens iluminadas e belos edifícios magestosos tornavam a paisagem imponente e grandiosa. E comecei a sentir nascer em mim um novo sonho que se desprendia daquela visão nocturna: cheguei a ver-me numa varanda de umas águas furtadas daqueles edifícios, a olhar o rio negro adornado por filas de luzes esbranquiçadas reflectidas nas águas. Cheguei a dizer adeus a mim mesma, daquele barco no rio. Cheguei a imaginar um fim de tarde numa sala daquelas, a tomar um chá e a ler um livro sorrindo por dentro ao deleitar o olhar nas águas douradas pelo sol da Primavera em Paris, ao fim do dia....
E havia um odor delicioso a flores naqueles jardins que de dia percorri, ao início da tarde. E surpreendi-me a sonhar de novo com as tardes iluminadas à beira dos lagos, sentada naqueles banquinhos de ferro verde escuro, de novo a sorrir por dentro para a doçura daqueles momentos em harmonia com a luz da cidade e com o verde dos jardins. Pintinhas coloridas de flores delicadas criavam desenhos harmoniosos nos relvados. Doces odores a flores na Primavera em Paris...
E depois o sonho continuou no Louvre e no Museu d'Orsey, onde sonhei os pintores e os escultores de todos os tempos, onde sonhei a obra eterna que nasce dentro e se revela ao mundo para sempre...
"Não podem usar flash..." Não se usa o flash não porque pode danificar a obra, mas porque a obra brilha já de si através do espírito do seu criador que também sonhou um dia e criou e soltou o seu grito, a sua agonia, a sua sensação de incompletude se não a criasse... E a obra fez-se, exemplarmente surgiu de um sonho que se materializou.
Assim sonhei, em Paris, estes e outros sonhos, tão inesquecíveis como a lua que brilhava à noite, mesmo ao lado da Torre Eiffel no céu negro e se deixava seduzir pelo olhar de um qualquer poeta que, àquela hora estaria na sua última noite em Paris a escrever o seu poema eterno, numa qualquer varanda de umas águas furtadas nas margens do rio Sena...
Adieu Paris!... Le rêve toujours!

4 comentários:

Claudia disse...

Fiquei a sonhar...
Linda a descrição que fizeste. Revivi por instantes a minha viagem e fiquei com vontade de a repetir para voltar a sentir o sonho na realidade!
Beijinhos

Beatriz disse...

Não podia concordar mais! Fico contente por ter gostado e tenho a certeza que o Edgar também adorou! Pelo menos quando estive em Paris adorei estar lá e os dias passaram a correr, só tive pena de ter que vir embora!!
Beijinhos!

Marianinha disse...

Paris é mesmo uma cidade de sonhos e de paixões!
E eu estou a vê-la lá, a sonhar com o coração, e até eu estou a sonhar :)

Um beijinho enorme, cheio de saudades*

mimi disse...

Quanta saudade senti após ler esta fantástica descrição do meu país natal!
A França, e Paris sobretudo é linda !!
Quero ver se este ano consigo dar um pulo até a Disney ;o)
Beijinhos