sábado, abril 11, 2009

Páscoa Feliz!


Quando era criança, a Páscoa era preparada com simplicidade. Limpavam-se as casas, lavavam-se os tapetes e cortinados, colocavam-se flores frescas em jarros. No dia de Páscoa pintavam-se ovos cozidos. A minha mãe mergulhava-os em água quente com cascas de cebola e a cor aparecia de forma natural na casca do ovo! A minha ama usava uma tinta especial e colocava folhas de salsa para decorar os ovos com mais originalidade! Na mesa da sala de jantar, a minha mãe estendia a melhor toalha em linho branco bordada por si e colocava os ovos decorados num prato, amendoas, bolos e vinho do porto. Na sala de estar, bem em frente à porta da entrada, numa pequena mesa de madeira ficava a bíblia aberta no evangelho segundo S. João no episódio da ressureição, um crucifixo e um jarro com flores apanhadas no jardim nesse mesmo dia, pela manhã. Espalhavam-se verdes e flores no chão, à entrada das casas para que o Compasso (grupo de homens que trazem o crucifixo a beijar, de porta em porta) encontrasse o caminho daqueles que o queriam receber... E havia o almoço em família....
Tudo isto ainda hoje se faz....
E neste dia procuro sempre encontrar a simplicidade que eu tinha no coração quando era criança e vivia a Páscoa com esperança...
Páscoa Feliz!...

4 comentários:

Marianinha disse...

A minha mãe também gostava muito da Páscoa quando era pequena, diz que ia para a rua apanhar flores, e que era muito mais alegre. A Páscoa não é uma época que me atraia muito, mas mesmo assim espero que tenha uma Páscoa muito feliz :D

um beijinho enorme, *
miss you

Mimi disse...

A Páscoa é uma época festiva que sempre me passou ao lado.
A única tradição que se mantém lá por casa e comer cabrito assado no forno no dia da Páscoa.

Beijinhos,

Claudia disse...

Não sei explicar isto mas nesta altura continuo a fazer "as limpezas da Páscoa".:) Para receber algo novo precisamos de espaço livre e nesta altura em particular faço sempre algum tipo de "arrumação".
Dou conta que ainda muito me falta limpar...para poder renascer.
Gosto da magia deste tempo pois associo ao renascer pessoal.

Claudia disse...

No entanto no meio das limpezas há sempre algo que abala com o meu coração e me deixa mais com aspecto de tempo de quaresma do que com ressurreição... Mas uma vez mais é preciso morrer para voltar a nascer! Que assim seja :)