sexta-feira, abril 17, 2009

O coração... sempre ele!

Uma vez mais... o meu tesouro a revelar-me das suas! Desta vez decidiu que, após já ter dormitado até chegar a casa, ainda não era a hora de dormir. E hoje pode ser. Eu deixei pois amanhã poderá recuperar todo o soninho que durante a semana é sempre insuficiente nas horas disponíveis. Hoje deixei que não ficasse na caminha e fosse para a sala para brincarmos juntos mais um bocadinho (fantástico isto das crianças precisarem tanto de brincar e, apesar do dia dele, nesta idade, ser quase todo para a brincadeira ainda quizesse brincar mais ainda!). Depois o soninho voltou e ainda no sofá enrolou-se nas minhas pernas e aceitou logo quando disse: - Agora vamos para a caminha abraçar-nos.
Já o "João pestana" tinha sido cantado uma vez mais, já a história da "Girafa que comia as estrelas" tinha sido lida, e já tinha bebido o biberão do leite... quando eu pensava que já dormia ainda estava para chegar a surpresa: começa a cantar. Apenas me consigo recordar desta última frase: "...mas não tenho a certeza se ela vai gostar ou não mas também quero juntar um grande xi coração" ! - E acabou. Disse. Bateu palmas e tudo!! Virou-se para o outro lado, enroscou-se bem no meu colo e adormeceu.
Este episódio recordou-me os momentos das noites de criança em que, na companhia da minha querida mana, cantarolava tudo e mais alguma coisa até a nossa mãe se levantar, porque não conseguia dormir com as nossas cantorias e lá nos ameaçava: "calam-se já as duas ou da próxima vez venho aqui com um chinelo". Voltava para a cama e não sei dizer quantas vezes ela se voltava a levantar para dizer o mesmo e por vezes trazer mesmo o chinelo! Mas lembro-me muito bem de nos virarmos uma para a outra e dizer: "vamos cantar só mais uma mas agora baixinho para a mãe não ouvir". E recomeçavamos a cantar o reportório e era mais uma e mais outra... e lá aparecia de novo a mãe! Coitadinha, morta de cansaço e as duas crianças que até começavam a cantar bem baixinho, mas iam limpando a voz até ficar num tom que não a deixava descansar, a tinham acordado de novo.
Antes eras tu que fazias com que o meu dia terminasse embalado pela música, hoje é o meu tesouro que preenche o meu fim de dia desta maneira maravilhosa!
Um Xi coração, que por causa disto descobri, que não é assim que se escreve mas antes Chi Coração e que significa um abracinho que vem do coração!

6 comentários:

Marianinha disse...

Estou maravilhada, este texto está um mimo do coração :)
um beijinho muito grande, * :)

Beatriz disse...

Ao ler este texto fiquei encantada!! Está mesmo muito bom!
Beijinhos!!

Beatriz disse...

Ao ler este texto fiquei encantada!! Está mesmo muito bom!
Beijinhos!!

Mimi disse...

Amiga,
Não pude deixar de sorrir ao ler este post.
Parecia que estava mesmo a ver o Afonso a cantar e a bater palmas!
Com o ar reguila que ele tem por um lado, e a docura que é por outro, deixa qualquer pessoa rendida os seus encantos!!

O meu pai também costumava levantar-se ao meio da noite para nos oferecer 'uns mimos' :o)))

Estes momentos em que nos revimos nas atitudes dos nosso pais são muito curiosos ... e trazem um saudosismo enorme!

Um Xi (ou chi) coração para os dois!

Anónimo disse...

Oh maninha, como me lembro bem das nossas cantatas nocturnas e do desespero da nossa mãe.... Mas era algo que não conseguíamos evitar... Ainda bem que agora é o teu pequenino que te enche as noites de canções!

Chi (tens a certeza que é assim?) coração para os meus dois amores!

Anónimo disse...

todos comigo...

que pilha de energia já no fim e quando já nada o fazia prever...aí vai uma modinha para acabar em beleza. Vamos ter artista, um quebra corações de olho azul na inbicta.

bjs,
rp